LENTES DE CONTATO

Aba 1

     

LENTES DE CONTATO

As lentes de contato são recomendadas para quem necessita corrigir a visão mas não quer ou não pode usar óculos ou ser submetido a cirurgia refrativa para correção do grau.
Existem basicamente as lentes rígidas e as gelatinosas. Outros materiais híbridos têm surgido também recentemente.

DICAS IMPORTANTES :
- LAVE bem as mãos com água e sabonete SEM hidratante antes de manusear as lentes;
- SUBSTITUA o estojo das lentes a cada 3 meses;
- TROQUE o líquido do estojo toda noite;
- NUNCA use água da torneira ou soro fisiológico para lavar o estojo ou as lentes de contato, apenas o líquido próprio para limpeza de lentes de contato; NÃO FERVA o estojo, não é necessário.
OBS: a água da torneira pode conter bactérias e fungos. O soro fisiológico após aberto também , pois não tem conservantes. Assim, ambos podem contaminar as lentes de contato e causar infecção.
- USE apenas produtos específicos para limpeza de lentes de contato sugeridos pelo seu oftalmologista. Estes produtos já fazem a lavagem, assepsia e desinfecção das lentes de contato e do estojo.
- EVITE unhas compridas, pois podem traumatizar a córnea ao colocar e retirar as lentes de contato do olho ou rasgar as lentes ao manuseá-las;
- NÃO DURMA com as lentes de contato, pois aumenta o risco de infecção;
- DESCARTE as lentes de contato no tempo recomendado pelo seu oftalmologista, que vai depender do tipo e material das lentes e de particularidades de cada caso;
- DICA AO USAR MAQUIAGEM: sempre PRIMEIRO A LENTE DE CONTATO! Primeiro coloque a lente de contato e depois se maquie; primeiro tire a lente de contato e depois se demaquie;
- IRRITAÇÃO OCULAR: Ao sentir irritação ou desconforto com as lentes de contato , RETIRE-AS e agende uma consulta o mais breve possível com seu oftalmologista ou algum serviço de atendimento oftalmológico de emergência. Somente após esta avaliação você poderá ou não recolocá-las nos olhos.

E LEMBRE-SE:
A adaptação de lentes de contato é um ATO MÉDICO, sendo proibido a outros profissionais como donos de óticas e optometristas adaptarem, venderem ou prescreverem lentes de contato. Somente o MÉDICO OFTALMOLOGISTA tem o conhecimento necessário para indicar a melhor opção de lente de contato para o paciente.
Adquirir uma lente de contato não é o mesmo que comprar um óculos.
Não existe receita de lente de contato.
É preciso que sejam feitos primeiramente alguns exames que avaliam curvatura e formato da córnea para uma correta adaptação, de modo a preservar a visão e a saúde dos olhos. Uma lente de contato mal adaptada ou mal indicada poderá causar uma série de complicações como infecções e úlceras de córnea, que podem acarretar sérios danos à visão, sendo muitos deles irreversíveis.
Antes de usar lentes de contato , consulte sempre um especialista!